Ano Novo Japonês

Acho que todo mundo aqui (no Brasil) está "careca" de saber como nós comemoramos o Ano Novo. Mas como será que ele é comemorado lá no Japão? Pois eu lhes direi, falarei alguns costumes deles, repito alguns, não será possível abranger todos porque são muitos e se fosse falar todos o post se tornaria muuito extenso e até mesmo cansativo.

O Oshougatsu, ano novo japonês, como todos já devem esperar é bem diferente daqui. Isso mesmo nada de roupa branca, abrir champanhe ou pular ondinhas.

O Ano Novo é a data mais importante do calendário nipônico e por acaso é aquela que mais reúne costumes japoneses, tendo rituais para antes, durante e depois da festa. A comemoração dura geralmente três dias e vários estabelecimentos fecham as portas nestes dias para que todos possam comemorar.
Muitos japoneses vão para as praias nessa época, mas não pensem que é aquela cena que estamos tão habituados a ver aqui, todo mundo de branco, pulando sete ondas e coisas do gênero. Eles vão à praia, assistem shows de J-pop ou danças tradicionais, encerrando a festa com uma modesta queima de fogos.
É um evento e tanto as famílias japonesas se reúnem celebram com hábitos e jogos típicos. Mesmo os jovens ainda mantêm as brincadeiras, decorações e as "manias" como um todo para trazer boa sorte ao ano que chega.

A preparação costuma começar um mês antes ou por volta de 13 de dezembro. As donas de casa japonesas fazem aquela faxina na casa, a qual é chamada de oosouji, é como se estivessem purificando as casas, limpando o ambiente para as festividades e afastando o azar, deixando-o bem longe.
Só que essa limpeza não pára nas residências não, ela se estende às empresas, os funcionários são convocados para fazerem um mutirão e darem uma geral na área de trabalho. Até nos templos têm faxina, ficando os monges encarregados do trabalho.
A limpeza costuma se repetir no segundo dia do ano também.

Na véspera em todo o Japão é possível ouvir as 108 badaladas dos sinos dos templos para recepcionar a chegada do ano novo. A cerimônia é conhecida como joya no kane, ela relembra os japoneses dos 108 pecados existentes no homem, segundo o budismo. Mas não são somente os budistas que aderem a essa tradição. Para a maioria dos japoneses, esse é um momento de buscar a purificação e saudar o ano que chega.

joya no kane

Para as refeições do oshougatsu, as donas de casa preparam comida o suficiente para três dias, pois não se pode trabalhar nos três primeiros dias conforme o costume. Então elas preparam as refeições antecipadamente e com comidas que possam durar esse tempo sem estragar.
Cada alimento para a ocasião simboliza boa saúde ou sorte. O prato principal de 1º de janeiro é o ozooni, uma sopa feita à base de mochi. Diz-se que o ozooni guarda o espírito do arroz, abençoado pelos deuses.
A refeição de Ano-Novo é o osechi-ryouri, um banquete especial que inclui diversos pratos preparados antes das festividades, dispostos em uma caixa de madeira laqueada (juubako - dez caixas). Atualmente, por praticidade, os japoneses costumam comprar o osechi-ryouri.

Juubako

Eles começam ir ao templo após a meia-noite do dia 1 de janeiro, os japoneses vão aos templos e fazem suas orações por saúde e felicidade no novo ano, compram novos omamori (amuletos) e deixam os antigos para serem queimados. Essa primeira visita é chamada de hatsumoude e ela ocorre nos três primeiros dias do ano.

Os japoneses acordam bem cedo no primeiro dia a ponto de ver o primeiro nascer do sol, assim oram por alegria e prosperidade, costume chamado de hatsuhinode. Logo pela manhã, os templos xintoístas são invadidos por multidões que vão pedir saúde e felicidade. Isso ocorre porque de acordo com a religião xintoísta, o Sol é o deus mais importante do Universo, foi a partir dessa crença que nasceu a tradição de ver o primeiro nascer do sol.

Hatsuhinode

Presentes
O ano-novo também é época de agradecimento. O costume dita que as pessoas dêem presentes a conhecidos, professores, superiores no trabalho ou parentes. As lojas de departamento ficam abarrotadas de opções, que em sua maioria são bebidas ou alimentos.
As crianças que adoram oshougatsu, também não é para menos, pois elas recebem de seus pais e parentes presentes em dinheiro (otoshidama), que vêm dentro de envelopes, isso substitui os presentes. A quantia costuma variar com a idade da criança. Elas ao receberem costumam rasgar rapidamente os envelopes, denominados de pochibukuro, e respondem prontamente à pergunta “quanto você ganhou?”

Agora vamos ver algumas frases comumente usadas em cartões e também ditas:

Akemashite omedetou gozaimasu - Parabéns pela abertura do ano.
Shin nen omedetou gozaimasu - Parabéns pelo ano novo.
Kiga shinnen - Parabéns pelo ano novo (somente ao escrever).
Tsutsushinde shinnen no oyorokobi o moushiagemasu- Estou transmitindo minha alegria pela passagem do Ano Novo (ao escrever).
Shinshun no goskukushi o moushiagemasu - Estou transmitido minha alegria pela passagem do Ano Novo (ao escrever).
Gashou - uma expressão que saúda o Ano Novo.
Geishun - Uma expressão que dá as boas vindas ao Ano Novo.
Shinnen - Ano Novo.
Ii otoshi wo omukae kudasai - Tenha uma boa passagem de ano.

Como eu disse anteriormente não falei de toda a celebração, pois o post ia ficar muito extenso e poderia se tornar cansativo. Mas para os curiosos de plantão que desejam saber mais sobre essa festa é só acessar as minhas fontes, lá você encontrará mais coisas, algumas bem interessantes por sinal.
E por hoje é só!
あけましておめでとうございます!Akemashite omedetou gozaimasu!
じゃまた!Ja mata!Até a próxima!

Fontes: Made in Japan
Cozinha Japonesa
Japão Online
Gambare!
Sonoo

0 comentários: